sábado, 22 de março de 2008

Aprendendo!

O que é a Linguagem de programação Ruby?

Segundo Yukihiro Matsumoto, ou “Matz”, o criador da linguagem Ruby: Mats

“Ruby é uma Linguagem de script interpretada para programação orienteada a objetos, de modo fácil e rápido. Ela tem vários recuros para processar arquivos de texto e para fazer tarefas de gerenciamento de sistemas. Ela é simples, direta ao ponto, extensível e portável. Oh, preciso mensionar, é totalmente livre, o que significa não só livre de precisar pagar para usá-la, mais também a liberdade de usar, copiar, modificar e distribuí-la”

Pensamentos de Mats:
“Para mim o propósito da vida é parcialmente em ter prazer. Programadores às vezes sentem prazer quando podem se concentrar na parte criativa da programação. Então Ruby foi projetado para fazer programadores felizes”

Matz começou a trabalhar no Ruby em 24 de fevereiro de 1993, a primeira versão alpha ficou pronta em dezembro de 1994. Até 1996, ele trabalhou sozinho, quando começou a se formar uma comunidade ao redor da linguagem. A partir daí, apesar de ainda fazer a maior parte do desenvolvimento sozinho, Matz passou a receber fixes e patches da comunidade.

Características da Linguagem

  1. Principio da Menor Surpresa
  2. Orientada a Objetos “de verdade” (nao como java “pseudoorientada”)
  3. Tipagem Dinamica
  4. Fortemente Tipada
  5. Mixins
  6. Clousures ou Blocos
  7. Continuations
  8. Bindings

Porque usar Ruby?

“Você quer aproveitar a vida, não quer? Se conseguir terminar seu trabalho mais rápido e seu trabalho for divertido, isso é bom, não é? Esse é o propósito da vida, em parte. Sua vida é melhor.Quero solucionar problemas que encontro no cotidiano usando computadores, então preciso escrever programas. Usando Ruby, quero me concentrar nas coisas que faço, não nas regras mágicas da linguagem, como começar com public void alguma coisa alguma coisa para dizer “print hello world”. Apenas quero dizer “print this!”. Não quero todas as diversas palavras mágicas. Quero me concentrar na tarefa. Essa é a idéia básica. Por isso tenho tentado fazer o código Ruby conciso e suscinto.” Mats

A Linguagem Ruby e com certeza uma excelente ferramenta para se fazer um bom programa, ela traz em si, um aglomerados de boas coisas de vária Linguagens, tais como Lisp, Perl, Python, Ada, Smaltalk, Eiffel, e muitas outras. Traz em sim o poder das linguagens Dinamicas, o poder da Orientaçao a Objetos, O Poder dos Mixins, O Poder dos Blocos, O poder dos Continuations e Binfings.

Se vocês esta lendo este artigo é muito provavelmente que ja tenha ouvido falar na linguagem Ruby, talvez esteja se preguntando, “Será que devo estudar e aprender esta linguagem”, com toda certeza o meu conselho é que você estude, mesmo que não tenha nenhuma pretenção de usá-la brevemente. A linguagem Ruby traz em si a proposta de tornar a ato de programar algo prazeroso e agradavél, contexto esses abandonado e despresado pelas outras linguagens, só isso ja bastaria para usá-la, porém, alem de tudo ela traz consigo uma comunidade forte de pensadores, não de somente usários e sim de críticos que tornar o simples processo de aprender Ruby ainda mais edificador e agradável.

Nos proximos Artigos abordaremos as características Tecnicas da Linguagens

Fontes:

www.rubyonbr.org

www.akitaonrails.com

www.ruby-lang.org

simplesideias.com.br

Gostaria de creditar esse texto ao meu tio I. Guerra, que me introduzio no mundo do ruby!

Nenhum comentário: