quarta-feira, 5 de março de 2008

Entendendo o mundo. (?)


Conflito Colômbia x FARC, e o que o Equador e a Venezuela tem com isso.

Como começou.

Na década de sessenta, mais precisamente em 1964, estourou o conflito entre conservadores e socialistas.

Os americanos pressionaram o Exército Colombiano para eliminar um grupo rebelde, formado por pequenos proprietários rurais, influenciados pelo sucesso de Fidel Castro em Sierra Maestra. Resultado: os rebeldes reagiram e o pequeno sitiante Manuel Marulanda Vélez, apelidado Tirofijo, criou as o embrião da FARC-EP, que depois recebe auxilio do, há época, Partido Comunista da Colômbia.

As FARC

Resumindo.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia–Exército do Povo (em castelhano Fuerzas Armadas Revolucionarias de Colombia–Ejército del Pueblo), conhecidas pelos acrônimos FARC ou FARC-EP, é uma organização de inspiração "comunista", que opera mediante uso de métodos de táticas terroristas.

Foi criada como aparato militar do Partido Comunista Colombiano, sendo considerada pelo governo da Colômbia, pelo governo dos Estados UnidosUnião Européia, entre outros, como uma organização terrorista e pela por suas ações não apenas contra o governo, mas também contra civis e infra-estruturas.

A cagada.

Cagada toda começou quando forças militares Colombianas iniciaram um incursão militar contra as FARC, na qual resultou na morte do segundo no comando das FARC-EP junto com mais dez guerrilheiros. Essa manobra militar culminou em um ataque na zona de fronteira entre Colômbia e Equador, e sim, houve violação da fronteira equatoriana.

Até este ponto é obvia as cagadas, qualquer tipo de invasão militar de um território soberano por outro é considerado ato de guerra, sem falar que esse tipo de ação atrapalha desenvolvimento econômico da América do sul como um bloco.

Mas a cagada maior consiste, no fato, se o governo Equatoriano identificou movimentação de tropas Colombianas, e com certeza sabia de um grande acampamento paramilitar terrorista em seu território e se manteve inerte. E pior no meio da crise, o governo da Colômbia acusou o presidente equatoriano de ter compromissos com as Farc e revelou documentos que mencionam o interesse de Quito de manter relações com a guerrilha.

"Os documentos levantam perguntas que merecem respostas concretas, que revelem à Colômbia e ao mundo qual é o estado da relação do governo equatoriano com um grupo terrorista como as Farc"
disse o general Oscar Naranjo.

E o que o Chavez tem com isso?

Recentemente Álvaro Uribe, declarou que foi o governo Venezuelano quem informou da presença de tropas das FARC em território Equatoriano.

Logo após a incursão colombiana em território equatoriano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ordenou a saída de todos os funcionários da embaixada em Bogotá. "Por favor, chanceler (Nicolás) Maduro, feche a embaixada e mande que todos voltem", afirmou Chávez. Ele ordenou ainda ao ministro da Defesa, Gustavo Rangel, que enviasse "dez batalhões para a fronteira com a Colômbia".

"Não queremos guerra, mas não vamos permitir que o império (Estados Unidos) e nem o seu cachorro venham a nos atacar"
completou. Chávez criticou Álvaro Uribe, a quem acusou de "mentiroso, criminoso e mafioso", entre outras coisas, pelo que considera uma "flagrante violação da soberania do Equador".

Nota do autor: O que Marx diria se visse suas ideais sendo usado como mascara para terroristas e narcotraficantes?

Do início

E aquela magia, que doutrinava nossa vida em plenitude divina?
Que consumia nossa imaginação e inocência.
Que como uma barreira intransponível de felicidade e sonhos...
Que nos acolhia com um calor de mãe,
e nos protegia com a força de um pai...
Sim essa magia que tantos nomes tem, hoje não existe mais em meu corpo.
Más não te engane caro amigo, sou sim feliz!!
Pois não rejeito mais sua realidade e a substituo pela minha, eu à somo à minha,
como uma montanha de experiencias
Sim eu sou feliz com minha sobriedade e minha ou nossa realidade
E e aquela magia?
Apenas sinto saudades.. como de um amigo que se foi.. más um dia possa voltar...

O. "Get" Guerra. (01 de Agosto de 2007)

P.S.: Dedico essas linhas a minha saudosa amiga Carine

O dia que Marx foi à favela!

Um culto à miséria....

A visão de um sabio e de um subversivo convergem em frente a força da realidade.



Paulo Freire



Chico Science


Sim, os jovens até pensam!

*Infelizmente não consegui achar o clipe de manguetown, no youtube.. a letra só frisa oque Paulo Freire diz!
Mas quem quiser escutar, não na voz de Chico mas essa rapadiziada mandou muito!

A esquerda e o Brasil


O termo jacobinismo, também chamado jacobismo, tem um significado algo difuso. É geralmente aplicado de forma pejorativa a qualquer corrente de pensamento que, para quem aplica o termo, seja "defensora de opiniões revolucionárias extremistas". O termo é em geral atirado por pessoas de direita contra pessoas com tendências liberais ou que defendem um populismo radical.

Eram camponeses pobres, porém com pensamentos radicais. Receberam a denominação de "jacobino" pois reuniam-se inicialmente no Mosteiro de São Tiago (do nome "Tiago" em latim: Jacobus). Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à monarquia e queriam implantar uma república; achavam que todos os cidadãos da França deviam ter o direito de voto; eram favoráveis à abolição da escravatura nas colônias e ao tabelamento de preços. Grupo o qual originou o termo “esquerda” pois, ocupavam a posição homônima no parlamento francês.

As idéias esquerdista se popularizaram no Brasil com o PT e seu líder Luis Inácio “Lula” da Silva. Com promessas e ideais, dadas às proporções, similares aos jacobinos em 2002 por voto popular elegeu Lula com o maior percentual de votos da historia moderna, em seu segundo mandato fica claro que os ideais jacobinistas do Lula e do PT, se perderam, seria monótono enumerar todas as CPI e escândalos que emergiram do governo esquerdista nacional, fica clara a demagogia exacerbada usada pelo atual governo.

O fato é, o governo eleito pelas promessas revolucionárias e radicais, usa como alicerce a velha e não tão boa política de pão e circo enquanto as classes mais baixas se deslumbram com esmolas que o governo lhe concede, as denominadas, “bolsas”, o governo promove o liberalismo clássico o qual bate de frente com as idéias jacobinas e marxista.

E assim seguimos, mais uma vez na contra mão da história dando passos cada vez mais largos em direção ao caos econômico e social.