Máquina do Tempo: O Primeiro Acelerador...
É assim que a pr imeira maquina do tempo pode ser!
Já ouviu falar de buracos de minhoca(wormholes)?
Bom, em breve você poderá começar a ouvir falar deles, já que o mais poderoso acelerador de partículas do mundo irá se to rnar funcional na primavera deste ano - libertando forças capazes não só de distorcer o espaço(assim como a gravidade distorce o espaço ao redor da terra) mas também o TEMPO!
O acelerador de p artículas do CERN está definido para se tornar a primeira máquina do tempo da história.
De acordo com a pesquisa publicada por Irina Arefieva e Igor Volovich "na relatividade geral, uma curva no espaço tempo irá correr do passado para o futuro. Mas, em alguns espaço-tempos as curvas podem se encontrar gerando uma curva mais fechada, o que é interpretado como uma máquina do tempo- o que sugere a possibilidade de viagens no tempo "
Dois prótons viajam em direções opostas e colidem em quatro pontos ao longo do caminho - replicando as condições do Big Bang "do plasma cósmico", um misterioso estado, quase líquido, que ocorreu antes dos quarks esfriarem suficientemente para permitir que átomos se formassem. O acelerador de partículas vai forçar os quarks se separareme recriar o "plasma cósmico"original e reconstruir as condições do Big Bang.
Aqui estão alguns fatos rápidos:
- 20 anos de trabalhos em andamento
- Uma equipe de 7000 físicos de mais de 80 nações
- 27 km de circunferência, 175 metros no subsolo
- Irá facilitar a colisão de prótons, viajando muito perto da velocidade da luz
- Cada túnel é grande o suficiente para por um trem através dele.
- Temperaturas geradas: mais de 1000.000 vezes mais quente que o núcleo do sol
- Magnetos supercondutores são resfriados a uma temperatura mais fria que a do espaço profundo.
A coisa mais complicada que os seres humanos já construiram
Para melhor apreciar a enorme dimensão desta besta, considere que ela percorre 17 milhas através da fronteira de dois países, tem detectores em quatro localidades do tamanho de edifícios, alojados em grandes cavernas - e se por ventura vocÊ estivesse dentro do túnel, enquanto ele estivesse em operação, você teria uma experiência. altamente radioativa e fatal.
Apenas um supercondutor solenóide, contém mais ferro do que a Torre Eiffel. Os custos de construção do acelerador de partículas foram tão elevados, que a América teve de pôr um fim ao seu próprio projeto de um acelerador de partículas em 1993 (apesar de 14 quilômetros de túneis já terem sido escavados no Texas), de modo que hoje, o CERN pode ser chamado de "a coisa mais complicada que os seres humanos já construíram.
A ideia é concentrar toda esta incrível energia no menor espaço possível. Como se costuma dizer, "quanto mais energia entrar, maiores serão as partículas que irão sair". Mas quão grandes? Que tal do tamanho de um mini buraco-negro?
Se o acelerador de partículas não produzir uma "viagem no tempo", outras coisas emocionantes que ele pode produzir são:
O fim do mundo :D
Piadas à parte, os cientistas esperam coisas emocionantes, porém daquelas que podem ser contidas.
Todas as outras estranhas coisas que o acelerador de partículas pode produzir é um big-bang de média dimensão, ou um buraco negro, mas os cientistas do CERN estão calmos, eles garantem que "mesmo que buracos negros sejam produzidos, eles serão muito pequenos e durarão pouco para gerar uma forte força gravitacional ". Em outras palavras, Genebra não vai ter sugada para outra dimensão.
Ufa...que bom...
Enquanto isso, uns doidos conseguiram medir a aceleração da matéria em órbita de um buraco negro. Eles conseguiram detectar pequenas bolhas de gás quente, aproximadamente do tamanho do Sol, orbitando em uma órbita semelhante à de Júpiter. O detalhe é que Júpiter completa 1 volta a cada 12 anos terrestres, mas essas bolhas completam 1 volta em apenas 27 horas, numa velocidade de aproximadamente 30.000 Km/s - POR SEGUNDO. Pense numa velocidade! Pense na força de um buraco negro, que tem uma gravidade TÃO grande que não deixa nem a luz escapar! Existem buracos negros com massa estimada em 100 milhões de vezes a do nosso Sol, tendo apenas poucas vezes o seu diâmetro. Poucas mesmo, coisa de 2 ou 3 vezes.
A gente tem mais é que aproveitar intensamente a nossa estada aqui, nessa vida, porque ela é tão pequenininha, tão rapidinha, mas tão rapidinha, que não faz nem cosquinha na história do nosso planeta, que, por sua vez, não faz nem cosquinha na história do universo.
Êta complexo de inferioridade!
3 comentários:
Sensacional. Como diz S.Hawking (ele é um dos únicos escritores do livro que não acreditam que sejam possíveis viagens no tempo) em "O Futuro do Espaço-Tempo", viagens no tempo são paradoxos, mas na teoria pode funcionar. E como fazer buracos de minhoca? Ora, basta apanhar algumas estrelas de neutrôns.
Bom, se a coisa funcionar...
Um abraço, e até ontem.
Outro pitaco meu. Estive ocupado e não li nenhum blog. Agora que voltei para checar, nada de novo no seu?
Espero que esteja tudo bem com você. Mande notícias.
Ô, animal! Cadê você?
Postar um comentário