quarta-feira, 5 de março de 2008

A esquerda e o Brasil


O termo jacobinismo, também chamado jacobismo, tem um significado algo difuso. É geralmente aplicado de forma pejorativa a qualquer corrente de pensamento que, para quem aplica o termo, seja "defensora de opiniões revolucionárias extremistas". O termo é em geral atirado por pessoas de direita contra pessoas com tendências liberais ou que defendem um populismo radical.

Eram camponeses pobres, porém com pensamentos radicais. Receberam a denominação de "jacobino" pois reuniam-se inicialmente no Mosteiro de São Tiago (do nome "Tiago" em latim: Jacobus). Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os girondinos: eram contrários à monarquia e queriam implantar uma república; achavam que todos os cidadãos da França deviam ter o direito de voto; eram favoráveis à abolição da escravatura nas colônias e ao tabelamento de preços. Grupo o qual originou o termo “esquerda” pois, ocupavam a posição homônima no parlamento francês.

As idéias esquerdista se popularizaram no Brasil com o PT e seu líder Luis Inácio “Lula” da Silva. Com promessas e ideais, dadas às proporções, similares aos jacobinos em 2002 por voto popular elegeu Lula com o maior percentual de votos da historia moderna, em seu segundo mandato fica claro que os ideais jacobinistas do Lula e do PT, se perderam, seria monótono enumerar todas as CPI e escândalos que emergiram do governo esquerdista nacional, fica clara a demagogia exacerbada usada pelo atual governo.

O fato é, o governo eleito pelas promessas revolucionárias e radicais, usa como alicerce a velha e não tão boa política de pão e circo enquanto as classes mais baixas se deslumbram com esmolas que o governo lhe concede, as denominadas, “bolsas”, o governo promove o liberalismo clássico o qual bate de frente com as idéias jacobinas e marxista.

E assim seguimos, mais uma vez na contra mão da história dando passos cada vez mais largos em direção ao caos econômico e social.

2 comentários:

A. G. disse...

Tôlo quem pensa que Lula usou "promessas" radicais de esquerda. Tôlo quem pensa que populismo é comum na esquerda - Não preciso nem ir muito longe, Paulo Maluf é um bom exemplo de populista e está bem longe de ser de esquerda.

E se você pensa que a esquerda é isso no Brasil, então você não conhece a esquerda no Brasil, de fato. Devia procurar se informar mais sobre a fundação do PC do B, do próprio PT... e a esquerda brasileira nas décadas ditatoriais.

Anônimo disse...

Tanto PT, como PCB como PC do B, PSB, enfim, com raríssimas excessões em seus quadros, TODOS se renderam ao poder da grana, do dinheiro, da corrupção. Nenhum deles tem MORAL para falar de ninguém. Citando o Sr. Paulo Maluf, façamos aqui um breve relato do que ele fez... minhocão (tire-o de lá e veja o que acontece), Aeroporto de Guarulhos (faça o mesmo), Rodovias Imigrantes, Bandeirantes, Airton Senna, (faça o mesmo retire-as e veja o que acontece, é o famoso ROUBA MAS FAZ, agora o que ocorre é ROUBA E NÃO FAZ. Pensem nisso senhores pseudo-marxistas.
Marx está se revirando no caixão faz tempo...